domingo, 11 de janeiro de 2015

Ele simplesmente não está a fim de você - um livro de auto-des-ajuda






Essa semana eu li o livro de auto-des-ajuda Ele simplesmente não está a fim de você – entenda os homens sem desculpas. O livro foi escrito pelos roteiristas da série Sex & the City, Greg Behrendt e Liz Tuccillo. A ideia central é que as mulheres precisam parar de inventar desculpas para o comportamento dos homens e... bem, entender que eles não estão a fim. O objetivo parece ser fazer com que as mulheres enxerguem a verdade e parem de perder tempo com caras que não as valorizam. Parece ótimo, né? Mas quando terminei a leitura, fiquei péssima, parecia que alguém tinha me dado um soco no estomago. Esse post serviu para me ajudar a entender o porquê. 

O problema é que o livro utiliza inseguranças femininas para tentar empurrar papéis de gênero ultrapassados e criar expectativas absurdas que aumentam essas inseguranças e olha só que incrível, fazem as pessoas comprarem mais livros. Ele simplesmente não está a fim de você te induz a se odiar e pensar que todos os seus desejos e reações estão errados. Em suma, o livro diz que para conseguir um homem, você tem que deixar de ser você.

É brilhante! Um livro ensinando a mulher moderna e emancipada a ser mais... submissa. No final de cada capítulo há uma lista intitulada: O que você deveria ter aprendido neste capítulo, algumas preciosidades do primeiro apenas:

Não fique tentada a convidá-lo para sair. Se ele gostar de você, é ele quem vai te convidar. 

(Não, não é machismo. Gente, é biologia! Vocês não se lembram das aulas? Os homens da caverna saíam para caçar e as mulheres ficavam em casa penteando o cabelo!!!) 

Só porque você gosta de conduzir, não quer dizer que ele queira dançar. Algumas tradições são naturais e perduram por algum motivo. 

(Não seja um ser independente que age de acordo com suas vontades, fique em casa sentadinha cuidando da pele e quem sabe ele não resolve que te quer? É assim que a natureza funciona!) 

Pensando bem, só o sumário já mostra porque esse livro é todo errado. Os capítulos 1 ao 11 têm o seguinte título: Ele simplesmente não está a fim de você se [insira qualquer atitude aqui]. Só que essa desculpa de não estar a fim não é suficiente para explicar certas atitudes. Um exemplo é o capítulo 11: Ele simplesmente não está a fim de você se é um babaca egoísta, um brigão chato, ou um doido de pedra. Bom, uma pessoa não é um/a babaca egoísta simplesmente porque não está a fim de você. Uma pessoa é um/a babaca egoísta simplesmente porque é um/a babaca egoísta estando a fim de você ou não. A ideia do livro é que se um homem realmente ama uma mulher ele vai deixar de ser assim por amor.

Hahaahahahahahahahahahahahahahahahahahhaahhaahahahahahahahahahahahahahahhahahahhaahahhaahahhahahahaahhaahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahaahahahahahahahahahhahahahahahaha

Sinto muito, o amor não muda as pessoas. As pessoas mudam a si mesmas se quiserem e o processo é lento e doloroso. Isso não acontece como mágica só porque nos apaixonamos como o livro insinua. 

Outra coisa que me incomodou demais é a ideia de que o que os homens temem mais que tudo é dizerem que não estão a fim e é essa a justificativa para que eles ajam de forma tão escrota. Conveniente, não? Livra a cara de muita gente. As pessoas agem de forma escrota porque são escrotas, é simples assim. Uma pessoa decente age de forma decente, mesmo quando está em uma situação desconfortável. É claro que todo mundo pisa na bola, mas pisar na bola é diferente de ser um escroto. 
Mais uma pérola do livro é a ideia revolucionZzzzzzzzz de que homens são caçadores e por isso um relacionamento nunca funcionará se a iniciativa for tomada pela mulher. Não sei quantas vezes li que a mulher não deve ligar, não deve chamar para sair, não deve pedir explicações quando o cara age como um escroto, porque, sabe, é biológico. Homens são seres movidos a sexo e mulheres são seres movidos a vontade de se comprometer. Eu acho, só acho, que mulheres gostam de sexo tanto quanto homens e que homens também são capazes de sentir emoções. Só uma opinião. Mas o que eu sei? De acordo com Greg, o autor, nada. 

Greg, o tão querido e cheio de sabedoria Greg, enche a leitora de elogios para convencê-la de que ela é um ótimo prêmio a ser colhido pelo homem perfeito. Para que isso aconteça, ela só precisa abrir mão de fazer aquilo que tem vontade e esperar. Mesclada com elogios um tanto quanto ofensivos, há uma boa quantidade de ofensas paternais, indicando que as leitoras do livro são ingênuas e estão perdidas, precisando muito dos conselhos sábios do expert porque homem, Greg. 

No final de cada capítulo há uma pesquisa feita com homens que totalmente concordam com tudo que foi dito por Greg. Em todas elas 100% dos entrevistados validam e confirmam a ideia apresentada.

(Por favor, tenho certeza que 77,9% desse tipo de pesquisa é inventada. Eu só acho. Digo, dizem as pesquisas.)

Além disso, esse livro é completamente heteronormativo, como fica toda essa história de caçador-prêmio quando falamos sobre casais homossexuais?

Basicamente o livro ensina mulheres a nunca tomar a iniciativa, NUNCA, em nenhuma situação. Se o cara não toma todas as atitudes, é porque ele não está a fim de você. Ele não pode estar ocupado, não pode ser tímido, não pode estar deprimido, não pode estar com medo, nada. Um homem não é um ser humano com qualidades e defeitos, ele é um homem e ele tem que ser O homem e você tem que... esperar.

Ah... e se por acaso esse homem é seu namorado/peguete/whatever e um dia ele não te ligou ou ele não quer casar com você imediatamente, bom, ele não está a fim de você. E você nunca, nunca deve questionar ou pedir qualquer coisa, viu? Aprenda, uma mulher deve esperar, porque um homem de verdade, vai suprir todas as suas necessidades sem você ter que abrir a boca. Já ouviu falar d’A Bela Adormecida? É tipo isso. Fica quietinha que o príncipe chega.

9 comentários:

  1. Assim é muito fácil escrever um livro! Pegue todas as ideias conservadoras sobre um determinado assunto que qualquer um pode pensar, afinal a sociedade é muito eficiente em ensiná-las, enrole bastante para expressá-las até você atingir o volume de 200 páginas mais ou menos e insira uma frase inteira como título. Pronto! Acho que vou entrar pra esse ramo...

    Bjos, adorei o texto e todos os outros!

    Ruama.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto!!! Realmente é triste que as pessoas tenham essa visão de mundo, acho que hoje em dia, mais do que nunca, vivemos uma realidade totalmente diferente do que esses livros/filmes querem pregar, acho que muita gente não consegue aceitar essa mudança no mundo e ficam tentando, de todas as formas possíveis e ridiculas, fazer com que voltemos a ser como antigamente. E é engraçado como a maioria dessas leituras sempre citam as mulheres como as "imbecis inconvenientes desprovidas de qualquer experiência com seres humanos" e os homens como os deuses que são perturbados por elas, pathetic.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Roza. A mensagem desses livros acaba sendo que as mulheres devem ser submissas e reprimir seus desejos, tudo isso disfarços de lições sobre felicidade.

      Excluir
  3. Oie,
    kkkkk não curto auto ajuda, e confesso que não compraria um livro desses por aí, mas achei divertida as citações que você colocou.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Gostei da sinceridade de sua resenha. Livros de autoajuda têm suas limitações e são impositivos demais. Prefiro livros que nos fazem refletir!
    Não gostei da premissa de que a mulher deve ser submissa. Um pouco irônico vindo dos roteiristas de uma série, onde o foco principal era a autonomia das mulheres e conquista do mercado de trabalho (Com exceção da sonhadora e casamenteira Charlotte, as outras sabiam o que queriam e corriam atrás). Adoro Sex and the City. E o livro parece ter feito feio... Talvez seria melhor se tivesse sido escrito por Sarah Jessica Parker.

    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Sensacional sua resenha. Ainda não conhecia o livro mas tem um filme com o mesmo tema. Que segue quase os mesmo seguimentos. Parei de ler autoajuda depois que notei que eles não ajudam em nada.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ridiculo esse liivro... nao gosto de machismo.. e se for assim eu estaria frita, mas pelo contrario tenho provas de que as coisas não funcionam assim... rsrsrs Parabens pela resenha e sinceridade... ja estou acompanhando você... gosto de quem fala a verdade... beijos


    http://eleganciando.blogspot.com.br/

    https://www.facebook.com/eleganciando

    ResponderExcluir
  7. O LIVRO EH DA HORA... FAZ UMA MULHER QUE ESTA SOFRENDO POR TER SE ILUDIDO POR UM BABACA, RIR, E VER QUE ELA DEVE VIR EM PRIMEIRO LUGAR... Não é machista, é real...

    ResponderExcluir